Assessor Técnico do Programa Biosfera na Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH Brasileiro, possui graduação e mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista – UNESP e especialização em Gestão de Projetos pela Universidade de São Paulo – USP, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”.
Trabalhou como Gestor de Projetos junto ao Programa de Investimento Florestal entre os anos de 2020 a 2022, vinculado à Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) dedicado a funções de gerenciamento de processos, gestão técnica e científica dos produtos gerados pelas diversas instituições envolvidas na iniciativa. Atuou como Analista de Projetos pela Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) de 2017 a 2020, dedicado ao planejamento e estruturação de entregas relacionadas à linha de base para monitoramento de estoques de carbono e biodiversidade e execução das ações para conversão de práticas rurais sustentáveis com foco em agricultura e pecuária em áreas agrícolas degradadas.
Foi Gestor de Unidade de Conservação pela Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo (Fundação Florestal) de 2012 a 2017, responsável por executar ações integradas para a conservação ambiental, proteção da biodiversidade, desenvolvimento sustentável e recuperação de áreas degradadas; foi o representante do governo do estado de São Paulo na Coordenação Colegiada do Mosaico Bocaina de Áreas Protegidas que integra o Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar na região de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba com mais de 250 mil hectares, que engloba 9 municípios, 18 unidades de conservação, 5 terras indígenas e 4 territórios quilombolas.
Possui mais de 10 anos de experiência em projetos de cooperação técnica internacional e políticas públicas socioambientais, dedicados especialmente a temas como: conservação, gestão integrada da paisagem, pesquisa e desenvolvimento territorial sustentável nas áreas de clima, biodiversidade, povos e comunidades tradicionais.
Graduada em Ciências Biológicas, Especialista em Educação Ambiental e Mestre em Ecologia Aplicada. Experiência de 10 anos com crianças, adolescentes e adultos em comunidades tradicionais como educadora, consultora ambiental, e na atuação em vivências voltadas à educação ambiental e à sustentabilidade.
Mestranda em Educação, especialista em Gestão Ambiental e graduada em Turismo. Vem atuando há 16 anos na área da educação, no contexto urbano e rural. É educadora do Instituto Capiá e pesquisadora. Possui experiência em processos organizativos da sociedade civil com participação na criação e execução de ações de Organizações da Sociedade Civil.
Já atuou em diferentes projetos educativos voltados a grupos em situação de vulnerabilidade social, além de cursos técnicos, medidas socioeducativas, condicionantes socioambientais, projetos de educação ambiental, turismo sustentável e base comunitária, além de projetos desenvolvidos em escolas.
Nos últimos 12 anos vem atuando juntos às comunidades tradicionais de Ubatuba, por meio de ações educativas, que contribuem com o fortalecimento e valorização de seus saberes e fazeres. É artesã e costura acessórios para as manifestações culturais populares, ofício que aprendeu com sua mãe.
Diretora Executiva da Ambiente-se – projetos socioambientais e educacionais Ltda., tem como foco o fortalecimento da gestão territorial de comunidades locais, aliada à conservação ambiental, a partir da formulação, coordenação e desenvolvimento de ações de inovação e impacto social. Vem atuando na consultoria, via coordenação direta de projetos e participando de equipes interdisciplinares há 12 anos, desenvolvendo mais 30 de projetos socioambientais, alguns deles em parceria com a Associação Cunhambebe. Entre os temas abordados estão: cadeia de valor de produtos da sociobiodiversidade, turismo de base comunitária, educação ambiental, planejamento territorial, ordenamento de atividades costeiro-marinhas, comunidades tradicionais e áreas protegidas.
Fez doutorado na interface Ambiente & Sociedade no Núcleo de Pesquisas Ambientais da Unicamp, mestrado em Educação na PUC/SP e graduou-se em Ciências Biológicas pela USP. Mantém sua vinculação acadêmica a partir da participação em diversos grupos de pesquisa, tendo desenvolvido investigação de pós doutorament0 em Adaptação à Mudanças Climáticas pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica. Atualmente, participa do Projeto Elos –Ampliando as conexões: das relações dose-resposta à governança dos serviços ecossistêmicos na Mata Atlântica, financiado pela Fapesp e desenvolvido por equipe interinstitucional, co-coordenando o Componente: Serviços Ecossistêmicos Socioculturais, em caráter de investigação de pós doutoramento junto àEscola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP Leste.
Atuou durante 28 anos em diferentes unidades da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, 17 deles à frente da gestão de unidades de conservação (UC):foi coordenadora do Núcleo de Áreas Marinhas Protegidas do Estado de São Paulo (2010 a 2012), gestora do Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Picinguaba de 2002 a 2009 e coordenadora dos Programas de Uso Público, Pesquisa e Interação Socioambiental dessa mesma UC. Nessas funções, coordenou equipe de trabalho composta por 60 pessoas, desenvolveu diversos projetos, inclusive com financiamento do BID e Kfw/GIZ, desenvolveu muitos cursos, oficinas e seminários de formação de pessoal na área socioambiental (monitores ambientais, comunidades tradicionais e locais, docentes de diversos níveis de ensino, técnicos municipais, receptivo turístico, dentre outros. Formulou instrumentos de gestão territorial que regularizaram a permanência e desenvolvimento social de comunidades tradicionais em UC de proteção integral, por meio de processos decisórios participativos construídos no âmbito de conselhos gestores que conduziu. Esteve também à frente da Diretoria de Educação Ambiental no Ensino Fundamental da Coordenadoria de Educação Ambiental entre 1989 e 1996, fomentando a inserção da temática ambiental de forma interdisciplinar na rede pública de ensino.
Produziu vários artigos acadêmicos e técnicos, capítulos e publicou alguns livros, principalmente relacionados às sobreposições territoriais entre comunidades tradicionais e UCs.
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Graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade São Marcos (2002), especialização em Negócios da Sustentabilidade pela Universidade Católica de Santos – UniSantos (2012). Dezoito anos de experiência na coordenação e desenvolvimento de projetos socioambientais voltados aos povos e comunidades tradicionais, no entorno ou em sobreposição com Unidades de Conservação.
Trabalha com processo participativo e educação popular utilizando diversas ferramentas que facilitam o entendimento, favorecendo assim, o envolvimento dos moradores, possibilitando a conciliação de informações técnicas e conhecimento empírico, valorizando dessa maneira os saberes e a cultura das populações e, contribuindo com o empoderamento dessas comunidades. Durante sete anos contribuiu com os programas de Interação Socioambiental e de Uso Público (Pesquisa e Educação Ambiental) do Núcleo Picinguaba do Parque Estadual Serra do Mar, sendo responsável pela interlocução com as comunidades locais, visando contribuir com o desenvolvimento territorial.
Atua principalmente nos temas de Saneamento Ambiental, Turismo Sustentável e Gestão Territorial. Entre os trabalhos desenvolvidos destacam-se os projetos: Programa de Educação Ambiental (PEA – Condicionante da Petrobras), Plano de Manejo das Áreas de Proteção Ambiental Marinha do Estado de São Paulo, Plano de Ordenamento de Cadeia Produtiva da Pesca Amadora nas APAs Marinhas do Litoral Norte, Sul e Centro, Planejamento Ambiental da Bacia Hidrográfica Iriri/Onça, Plano de Negócios em Turismo Sustentável na porção norte de Ubatuba, Saneamento, Educação e Saúde nos bairros do Cambury, da Almada e do Sertão da Fazenda, Ecoturismo na Praia da Almada construção de roteiro caiçara e qualificação profissional dos moradores locais e Implantação de tecnologias alternativas de saneamento nos bairro do Cambury e Almada.
Atua também na área de gestão administrativa financeira e organizacional como nos projetos: Capacitação de Gestores de Unidades de Conservação do Estado de São Paulo e Janelas Abertas para o Parque Estadual Restinga da Bertioga e na área de produção de materiais de comunicação como, a elaboração dos materiais elaborados nos projetos da Associação Cunhambebe.
Formado em História, atua desde 2003 como educador em diferentes espaços de ensino – escolares e não escolares. Atuou em escolas públicas e privadas, cursinho pré-vestibulares populares, educação em museus, educação ambiental e patrimonial e, nos últimos 12 anos, vem desenvolvendo projetos socioculturais em comunidades tradicionais do município de Ubatuba – SP. Nessas comunidades desenvolve ações educativas de fortalecimento comunitário e preservação de saberes e práticas tradicionais e atua em diversos projetos socioambientais na região.
Participou da fundação do Instituto Capiá em 2014, e atualmente atua como educador do Projeto Tecendo Saberes promovido pelo Instituto. É também pesquisador pelo Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina, tendo como foco de estudo o processo histórico de implantação do Complexo da Industria de Petróleo e Gás no Litoral Norte de SP, o licenciamento ambiental e o impacto desse empreendimento sobre as comunidades tradicionais e pesqueiras da região.
Além de educador, é também músico e artesão, desenvolvendo há alguns anos uma produção artesanal de instrumentos musicais tradicionais da região e do Brasil.
Bacharel em Turismo, doutora em Ciências da Comunicação pela ECA – USP. Participou do grupo de pesquisa Planejamento e Gestão dos espaços para o Turismo. Coordenou cursos de Turismo em diversas instituições de ensino e ministra disciplinas nas áreas de eventos, planejamento sustentável e comunicação.
Como consultora, desenvolve trabalhos no que se refere à coordenação de planos de desenvolvimento sustentável do turismo e projetos relacionados à pesquisa de mercado, plano de negócios, turismo em unidades de conservação, gestão de projetos e comunicação integrada.
Graduação em Escola de Comunicação e Artes pela Universidade de São Paulo, pós-graduação lato sensu em Designer Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá, mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista. Atualmente é pós-doc. do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe – Territorial – UNESP, SP.
Professora assistente III da Universidade de Taubaté, professora coordenadora do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté – MPE, professora do Departamento de Gestão e Negócios – GEN, integrante da Comissão Própria de Avaliação – CPA – UNITAU, conselheira do Comitê de Ética em Pesquisa – CEP – UNITAU, professora coordenadora do curso de geografia e artes visuais EAD da Universidade de Taubaté.
Tem experiência na área de educação, geografia, turismo e meio ambiente, com ênfase em: Ensino Superior, Educação Ambiental, Educação Tecnológica e Arte Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: arte educação, formação docente, diversidade sociocultural e inclusão, educação ambiental para sustentabilidade, empreendedorismo e inovação, tecnologia da informação e comunicação e processos de ensino e aprendizagem.
Linhas de Pesquisa: Empreendedorismo, Inovação e Educação; Formação Docente e Desenvolvimento Profissional; Inclusão e Diversidade Sociocultural; Saberes e práticas no uso de tecnologias em educação; Educação ambiental para a conservação da biodiversidade; Arte-Educação; Planejamento da paisagem; Uso público em Unidades de Conservação. Vice líder dos grupos de pesquisa: Educação: desenvolvimento profissional, diversidades e metodologias – UNITAU – Ciências Humanas, Educação; Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Saberes e Práticas em Educação à Distância – UNITAU – Ciências Humanas, Educação.
Coordena o grupo de estudos Arte educação e criação no MPE UNITAU. Presidente da Associação Cunhambebe da Ilha Anchieta, ACIA e tesoureira da Organização Paulista de Arte Educação.
Doutora em Ciências Ambientais. Especialista em: Gestão de Negócios Inovadores (UNINTER), Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas na Educação (INESP), Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (INESP), Gestão Ambiental em Empreendimentos Litorâneos (USP), Turismo e Meio Ambiente (SENAC), e Planejamento e Manejo de Unidades de Conservação (CATIE/Costa Rica). Trabalha há 20 anos com Educação Superior e há 14 anos com Educação a Distância. Atualmente é professora vinculada ao Departamento de Gestão e Negócios (cursos superiores presenciais) e aos Programas de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano (permanente) e em Educação (colaboradora) da Universidade de Taubaté e professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá.
Tem experiência em Educação a Distância: Gestão de Programas, Projetos, Materiais Didáticos e Cursos, Regulação e Implantação de Cursos Superiores (2012-2022), coordenação de polo (2009-2012) e docência, coordenação e tutoria de cursos (2009-2020). Tem experiência em Gestão: Projeto, Implantação e Gestão de Ambiente de Inovação – HUB (2019-2021), Diretora Executiva da Empresa de Pesquisa, Tecnologia e Serviços -EPTS (2013-2021), Diretora de Empresa Mista de Turismo (2004-2005), Gestão de empresa própria durante 9 anos, e é Mentora de Negócios da ABMEN-SP.
Experiência de 22 anos em assessorias e consultorias nos setores público e privado, e de 16 anos em captação e gestão de projetos socioambientais do terceiro setor.
Participa de grupos de pesquisa, entre eles, o Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Saberes e Práticas em Educação à Distância e o GT de Representações Sociais da ANPEPP.
Linhas de Pesquisa: Inovação e Educação; Educação ambiental para a conservação da biodiversidade; Saberes e práticas no uso de tecnologias em educação; Formação Docente e Desenvolvimento Profissional; Desenvolvimento Humano; Inclusão e Diversidade Sociocultural; Uso público em Unidades de Conservação.
Atua nos temas: Empreendedorismo, Inovação, Educação, Educação a Distância, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação, Educação Ambiental, Representações Sociais, Turismo, Comunidades Tradicionais, Unidades de Conservação.
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Ativista sócio-ambiental desde sempre, agrônomo e jardineiro paisagista, analista ambiental da Coordenadoria de Pesquisa de Recursos Naturais-SMA desde 1983, gerente do escritório regional do DEPRN no Litoral Norte de SP desde 1984, assessor da CPRN na criação e gestão do Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar e do P.E. da Ilha Anchieta desde 1984, participante no GT do capítulo de Meio Ambiente da Constituinte de 1988, voluntário cedido pela SMA-SP ao Projeto Tamar em 1998, diretor do Pier do Saco da Ribeira em Ubatuba de 1999 a 2004, secretário municipal de meio ambiente de Ubatuba-SP em 2005/2006, analista ambiental da Fundação Florestal no Litoral Paulista até 2009. Hoje, ativista e membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Ubatuba, marxista selvagem e morador junto à foz do rio Indaiá, entre o mar de Ubatuba e o manguezal do Perequê-açú.
Formação Acadêmica:•Pedagogo(2ª Licenciatura) junto aUniversidade Cruzeiro do Sul – UNIFRAN, desde agosto de 2018; •Mestrado Acadêmico (Stricto Sensu) em Políticas Sociais pela Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL Campus Liberdade SP, concluído em agosto de 2016; •Pós – Graduação (Latu Sensu) – Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG Especialização em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais, concluído em outubro de 2012; •Pós – Graduação (Latu Sensu) – Universidade Severino Sombra – USS Especialização em Educação Ambiental em Ambientes Costeiros, na área de Educação, concluído em março de 2008; •Pós – Graduação (Latu Sensu) – SENAC – CEATEL especialização em Turismo e Meio Ambiente, concluído em 1994; •3º Grau – Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo – USP(E.E.F.U.S.P.), licenciatura e bacharelado, concluído em 1984.
Ocupação atual: trabalha na Secretaria de Educação de Ubatuba como Diretor de Supervisão Pedagógica.
Doutorando em Geografia na Indiana University, EUA. Sua pesquisa se concentra na compreensão de sistemas socioecológicos, integrando pesquisas de campo em escala local com a análises geoespaciais de mudanças na paisagem em escalas regional-global. Tem interesse particular em analisar e refletir sobre causas e consequências de mudanças de uso da terra, especialmente nos biomas Amazônia e Mata Atlântica. Sacha possui mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) (2016), e bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade de Taubaté (2012).
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